• Maringa.com no Facebook
  • Maringa.com no Twitter
  • Maringa.com no Google+

CONVITE AO CINEMA: "The Last Black Man In San Francisco"

CONVITE AO CINEMA: "The Last Black Man In San Francisco"



Quando: 19/10/2019 (Sáb.)

Horários: 20h00

Onde: Auditório Hélio Moreira (Anexo ao Paço Municipal)

Quanto: Gratuito




Programação

THE LAST BLACK MAN IN SAN FRANCISCO: Inesperado drama independente (premiado no Sundance) sobre um jovem negro que deseja voltar a viver na casa que seu avô construiu e que sua família perdeu há muitos anos. Estreando no cinema, Talbot realiza um filme tão delicado e poético quanto político – ao tocar num assunto bem contemporâneo: a gentrificação. De força ímpar, é uma grande história de amor e de gentilezas.

EUA/2019 – 128min.
Direção: Joe Talbot
Elenco: Jimmie Fails, Jonathan Majors, Danny Glover, Tichina Arnold, Mike Epps e Rob Morgan
Classificação: 18 anos

Realização: Secretaria De Cultura de Maringá
Apoio: Maringá.Com
Coordenação e Curadoria: Paulo Campagnolo

RESENHA
Construída pelo avô – que fora chamado de o Primeiro Homem Negro de São Francisco – em 1946, a casa já não pertence mais à família. Mesmo assim, não há nada que demova Jimmie Fails do desejo ardente de voltar a viver nessa casa, situada numa área privilegiada da cidade, marca da sua história e da sua identidade.

Quando os atuais proprietários da casa têm de deixá-la, Jimmie e o amigo Montgomery (um fabuloso Jonathan Majors) se apossam da mesma. Porém, as coisas não serão tão simples – principalmente numa cidade que passa por um processo (comum em tantos lugares) de gentrificação. Isto é: quando uma comunidade de baixa renda é deslocada de um local para dar lugar a um novo espaço para os abastados – um caso de especulação imobiliária moralmente perversa e, por consequência, muitas vezes, de segregação.

A história em "The Last Black Man in San Francisco" passa por esse assunto de forma bastante perceptível e pertinente, mas o escopo principal desse filme tão equilibrado nas suas decisões é mesmo esse personagem, Jimmie Fails, interpretado pelo próprio, a partir de uma história (baseada em muitas de suas experiências na sua cidade natal) que ele escreveu junto com o diretor Joe Talbot, seu amigo desde a infância. O fato de Talbot, em seu primeiro longa-metragem, ser branco e Jimmie ser negro, impõe, por força dos afetos, uma reserva de extraordinária beleza que o filme vai entregando aos poucos, em doses delicadas e num ritmo lento – para que possamos nós, espectadores, também sentir as mudanças pelas quais San Francisco atravessa.

Vencedor do Prêmio de Direção e de Colaboração Criativa no Festival Sundance, o maior do cinema independente americano, e com muita gente apostando em indicações ao Oscar (o que seria maravilhoso, depois do vexame ultrajante de "Green Book" e "Skin"), "The Last Black man in San Francisco" é uma declaração de amor não apenas a uma cidade (mostrada neste filme de forma nada turística, com suas precariedades sociais), mas também a uma amizade.

O filme pulsa de forma inesperada, a partir de personagens desenhados com uma gentileza ímpar (dificilmente veremos no cinema homens tão lindos como neste filme), entre a poesia e o político, e nos oferece um dos mais belos trabalhos do cinema independente americano dos últimos anos. Para aplaudir!!!"

Paulo Campagnolo – Coordenador e Curador do Convite ao Cinema

 

 

 

Previsão do tempo para o dia do evento

 

Dia Manhã Tarde Noite Temperatura
19
(Sábado)

chuva
Tempestades isoladas.
Chance chuva: 50%

chuva
Tempestades isoladas.
Chance chuva: 50%

noite-nublada
Nublado.
Chance chuva: 20%
Máx. 34º Min. 20º

 

 

 



Voltar