• Maringa.com no Facebook
  • Maringa.com no Twitter
  • Maringa.com no Google+

09/08/2018 (Quinta)


LEITURA
Bibliotecas municipais emprestam quase 100 mil livros em um ano e meio



Em 2017, o número de empréstimos nas seis bibliotecas municipais foi de 64,4 mil livros. Neste ano, foram 34,3 mil. Somam-se 96,8 mil obras emprestadas em um ano e meio. “Meus filhos emprestam livros toda semana”, diz Mari Hamada, mãe de Raphael Hamada, 13 anos, e Matheus Hamada, 15 anos, frequentadores da Biblioteca Centro.

O primeiro semestre deste ano teve 4,9 mil empréstimos a mais que o primeiro semestre do ano passado, quando foram registrados 29,4 mil livros emprestados. As seis bibliotecas, distribuídas entre área urbana e distrito de Iguatemi, contêm 136,8 mil livros. “Gosto do acervo, tem bastante livros. Seria difícil comprar pelo tanto que eles leem”, diz Mari.

Nessa semana, Raphael conhece a história do livro “Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams, e Matheus lê um dos volumes da série “Desventuras em Série”, Lemony Snicket.

Das obras literárias mais emprestadas para o público adulto, estão: “A redoma de vidro”, de Silvia Plath, “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austin, “A cabana”, de William P. Young, “Felizes para sempre”, de Nora Roberts, “Ensaio sobre a cegueira”, José Saramago, “Drácula”, de Bram Stocker, “Vai dar certo: atitudes de alto impacto para mudar sua vida”, de Jael Coaracy e “Crime e Castigo” de Dostoievski.

Já para o público infantil costuma ler “O Diário de um Banana”, de Jeff Kinney, “Harry Potter” de J. K. Rowling, “Querido Diário Otário”, de Jim Benton, e “A droga da Obediência”, de Pedro Bandeira.

Entre os mais emprestados também está os cobrados em vestibulares: “Dois irmãos”, de Milton Hatoum, “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, “Negrinha”, de Monteiro Lobato, “Memórias póstumas de Bras Cubas”, de Machado de Assis, “Iracema”, de José de Alencar, “O rei da vela”, de Oswald de Andrade, “Laços de Família”, de Clarice Lispector.

EMPRÉSTIMO
O protocolo de empréstimos consiste no cadastro do leitor na biblioteca com comprovante de endereço e documento pessoal. Após a inscrição, o usuário poderá emprestar até três livros, três gibis ou três revistas por semana. O leitor pode ficar 10 dias com o livro. Caso queira renovar poderá ligar na biblioteca para mais 10 dias. Para renovar pela segunda vez, é necessário que o exemplar não esteja reservado e ir até a biblioteca.

ATRAÇÕES
Atendendo ao público de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, as bibliotecas municipais também oferecem atividades além do empréstimo de livros. Alguma das atrações são contação de histórias, brinquedoteca, atividades pedagógicas, visita das escolas e espaço de informática, entre outras.

Em 2017, cerca de 30,3 mil crianças participaram das atividades realizadas nas bibliotecas. Mais de mil ações foram organizadas. A biblioteca que mais recebeu público foi Biblioteca Municipal Pioneiro Nilo Gravena, com quase 10 mil participações.

Confira os endereços das bibliotecas:
Biblioteca Centro - Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 6090. (44) 3901-1794 e 3901-1162
Biblioteca Vila Operária - Travessa. Liberdade, 26, (44) 3901-1768
Biblioteca Parque das Palmeiras, Av. São Judas Tadeu, 1429. (44) 3901-1792
Biblioteca Alvorada, Av. Sophia Rasgulaeff, 693. (44) 3901-1747
Biblioteca Mandacaru, Av. Mandacaru, 317. (44) 3901-1763
Biblioteca Iguatemi, Av. Antonio Bortolotto esquina com Av. João Maziero. (44) 3276-3795



Voltar

Outras notícias